

ESTUDOS AMBIENTAIS
Realizamos diversos tipos de estudos e relatórios ambientais, tais como:
Estudo de Impacto Ambiental – EIA
O EIA é exigido no processo de licenciamento de atividade ou empreendimento potencial ou efetivamente causador de significativa degradação do meio ambiente; e/ou localizado em áreas consideradas de relevante interesse ambiental.
De acordo coma Resolução CONAMA Nº 001/1986, o EIA é composto pelo diagnóstico ambiental das áreas de influência para os meios físico, biótico e socioeconômico; pelo prognóstico resultante da análise dos impactos ambientais decorrentes; pela definição das medidas mitigadoras e compensatórias; e pela elaboração de planos e programas de controle e monitoramento dos impactos identificados. É complementado pelo Projeto Básico Ambiental – PBA, estudo que apresenta detalhadamente todas as medidas mitigadoras, compensatórias e os programas ambientais propostos no EIA. É acompanhado do RIMA, por isso é comumente chamado de EIA/RIMA.
Relatório de Impacto Ambiental – RIMA
O RIMA tem a função de apresentar, de maneira simplificada, os estudos técnicos desenvolvidos no EIA. É um documento elaborado em linguagem objetiva e acessível, visando à ampla divulgação das características ambientais do empreendimento ou atividade, principalmente na comunidade afetada pelo projeto. O RIMA apresenta suas informações essenciais, as vantagens e desvantagens do projeto e as consequências ambientais da implantação e operação dos mesmos.
Relatório Ambiental Simplificado – RAS
Em conformidade com a Resolução CONAMA 279/2001, o RAS é exigido em processos de licenciamento ambiental simplificado de empreendimentos elétricos com pequeno potencial de impacto ambiental. Neste estudo, são apresentadas informações relativas ao diagnóstico ambiental da região onde se deseja inserir um empreendimento ou serviço, sua caracterização, além da identificação dos impactos ambientais e das medidas de controle, de mitigação e de compensação. O RAS é complementado pelo Relatório de Detalhamento de Programas Ambientais – RDPA, documento que apresenta detalhadamente todas as medidas mitigadoras e compensatórias, bem como, os programas ambientais propostos.
Estudo Ambiental Simplificado – EAS
O EAS tem o objetivo de analisar a viabilidade ambiental de empreendimentos e atividades que, potencialmente ou efetivamente, originam impactos ambientais pouco significativos. No Estudo Ambiental Simplificado são avaliados os impactos resultantes da implantação do empreendimento ou serviço, e também são definidas as medidas mitigadoras e compensatórias, necessárias à sua viabilização ambiental.
Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV
O Estudo de Impacto de Vizinhança é um instrumento de planejamento urbano instituído pelo Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001). Todos os municípios brasileiros devem, obrigatoriamente, regulamenta-lo em lei específica, determinando quais os empreendimentos e atividades passíveis de estudo. O EIV possibilita avaliar o efeito da implantação e operação do empreendimento sobre: a paisagem urbana, atividades e empreendimentos antecedentes, movimentação de pessoas e mercadorias, e sobre os recursos naturais do entorno.
Estudo de Viabilidade Ambiental – EVA
Através do EVA, torna-se possível identificar a existência de eventuais limitações que possam inviabilizar um projeto, tornando mais fácil o fornecimento de um aconselhamento em nível de redefinições, alternativas a considerar, com o intuito de evitar futuros problemas durante o processo de licenciamento ambiental.